celular antigo

O que fazer com um celular antigo? Conheça algumas maneiras criativas de utilizá-lo!

Uma das consequências do rápido desenvolvimento tecnológico que hoje assistimos é o fato de que diversos objetos caem em desuso pelo surgimento de novas ferramentas ou modelos mais modernos. É a chamada obsolescência programada, que faz com que muitos objetos como o celular antigo sejam deixados de lado.

celular antigo

Porém, você sabia que é possível utilizar seu telefone móvel que está largado em algum canto para diversos fins? Separamos, abaixo, diversos usos criativos para seu smartphone antigo, evitando que ele seja descartado indevidamente.

Por que reutilizar seu celular antigo?

A reutilização de um aparelho celular que foi substituído por outro e que tenha todas ou algumas funções em pleno funcionamento pode ser muito útil ao usuário. Além disso, isso previne que haja o desperdício de um aparelho que oferece diversas qualidades para o dia a dia.

Isso também é uma atitude sustentável, na medida em que o descarte geraria luxo e que a manutenção e uso do aparelho podem evitar a compra de outro que se destinaria ao mesmo fim que ele pode ter, como de uma lanterna, despertador ou câmera de segurança.

Esses são apenas alguns dos usos que o aparelho pode ser destinado. Confira, abaixo, como reutilizar um aparelho celular substituído!

celular antigo

Saiba mais aqui: https://comparaplano.com.br/celular/tim-celular/

1.  Celular para jogo

Caso seu celular esteja ligando e funcionando normalmente, apesar da obsolescência causada pelo modelo ultrapassado, ele pode ser uma ótima fonte de jogos simples para seu dia a dia. Nesse sentido, provavelmente ele não será capaz de rodar jogos muito pesados, contudo ele pode servir para aqueles mais comuns e leves.

Além disso, uma vez que não é necessário o uso de outros aplicativos, todos os demais arquivos podem ser deletados e conferir ainda mais espaço para seu o uso do celular antigo para jogar.

Por fim, não esqueça de baixar os jogos quando estiver conectado ao Wi-fi e de manter esse segundo aparelho sempre carregado. Assim é possível utilizá-lo em locais públicos como ônibus, por exemplo, sem exposição ou uso desnecessário da bateria do celular novo.

2.  Leitor de e-books e reprodutor de podcasts

Outro ótimo destino para seu aparelho celular usado é aplicá-lo para a leitura de livros digitais (e-books) e para escutar podcasts.

Esse uso é muito semelhante ao acima exposto, sobre jogos. Nesse caso, contudo, é possível baixar livros e arquivos e usar esse celular antigo para isso, principalmente em locais públicos. Para isso, basta que o usuário baixe o aplicativo Kindle, que é gratuito para os dispositivos iOs e Android. Dentro do app, ainda, e preciso que ele realize o download das obras disponibilizadas.

O mesmo ocorre em relação aos podcasts, existindo diversos aplicativos que os oferecem, sendo alguns pagos e outros gratuitos.

3.  Despertador

Você sabia que é contra indicado usar seu celular logo ao acordar ou no período imediatamente anterior ao sono? Isso se deve ao fato de que ele pode atrapalhar na qualidade do descanso ou, ainda, o desenvolvimento do dia do trabalhador.

Dessa maneira, uma ótima forma de utilizar o aparelho antigo é destinando-o tão somente para ser seu despertador. Assim é possível manter o aparelho utilizado no dia a dia longe do seu alcance quando estiver na cama.

4.  Lanterna

Você pode manter seu celular antigo desligado, com a bateria completa, destinado para ser ligado apenas em situações em que ele seja necessário na condição de lanterna. Esse uso é interessante para situações de falha de energia elétrica em que a bateria do aparelho usado diariamente também acabou ou está baixa.

5.  Câmera para vídeo conferências e baby sitter

Caso a câmera do seu dispositivo antigo tenha uma boa resolução você pode investir o aparelho para a realização de vídeo conferências deixando-o com a bateria carregada em um local apropriado para esse tipo de ligação.

Também é possível utilizá-lo para vigiar o seu bebê durante o sono, dispensando a compra de uma câmera ou aparelho específico.

6.  Transforme o aparelho antigo em um Google Home

A função “Ok Google” permite que os smartphones deem resposta a comandos de voz. Dessa maneira é possível usar o celular antigo para realizar um Google home. Basta conectá-lo em uma caixinha de som bluetooth e deixá-lo ligado à tomada em algum lugar da casa.

Qualquer dúvida que surgir gasta falar “Ok Google” e utilizar-se do smartphone velho de modo inteligente.

7.  Mouse sem fio

Existem aplicativos que permitem usar o celular como mouse para o notebook ou computador, como o Remote Mouse, que é gratuito para iOs e Andoid.

Dessa maneira, basta conectar o dispositivo antigo, com esse app instalado, à mesma rede wi-fi do computador e garantir um mouse sem fio.

8.  Transforme-o em GPS

Por fim, você pode utilizar seu celular antigo exclusivamente para fins de GPS, evitando o uso do novo e gasto de bateria ou exposição dele, por exemplo. Assim, deixe-o conectado a um fio USB e desfrute dos mapas no antigo aparelho.

Published by